Home Blog Grandes decisões financeiras: é hora de investir em uma pós-graduação?

Grandes decisões financeiras: é hora de investir em uma pós-graduação?

Diante da perda de postos de trabalho registrada nos últimos anos e da deterioração das vagas observada principalmente no ano passado, muitos brasileiros procuram se recolocar no mercado de trabalho. Investir em educação pode ser o caminho para encontrar melhores oportunidades de emprego?

Mais chances de recolocação

O professor de finanças, George Sales, coordenador da graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Fipecafi, afirma que 2018 pode ser um bom momento para investir em uma pós-graduação, já que há um grande contingente de pessoas que perderam o emprego e que precisam, de alguma forma, se recolocar no mercado. O índice de desemprego é maior no Brasil entre as pessoas com menor escolaridade.

"Para você se recolocar ou melhorar o nível salarial, o investimento na pós tem que valer a pena. Ele tem que te colocar numa condição de pessoa diferenciada, de tal sorte que o empregador veja valor em você."

Os anos de estudo também podem ser um caminho para elevar a renda. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas no ano passado mostrou que, a cada ano de estudo completo, o salário pode aumentar, em média, 15%. Para quem faz uma especialização esse valor pode chegar até 40%.

O que prestar atenção

Custo-benefício

Antes de decidir pela especialização, é importante avaliar se é, de fato, necessária, porque exige do estudante dinheiro e tempo. "Ela vai trazer um ganho maior no seu próprio trabalho ou você está buscando uma informação só para estudar? Estudar é sempre bom, mas sempre com um foco definido", questiona Reinaldo Domingos.

Para o educador financeiro, o profissional precisa considerar o movimento vivido, "se não você entra numa pós e acaba desistindo no meio do caminho, o que é pior, porque você acabou gastando matrícula, algumas mensalidades e não conseguiu chegar ao fim, o que vai complicar ainda mais a situação, se tiver sem muitos recursos financeiros". O especialista defende que o profissional veja a pós como um investimento e avalie com frieza seu custo-benefício.

A dica do especialista é que o profissional procure por boas instituições e que se dedique ao máximo. "Se for fazer uma boa pós, faça de verdade, faça de cabeça. Aproveite tudo o que a instituição de ensino possa dar, lembrando que a concorrência está bem grande, os salários tendem a ficar mais achatados, porque talvez a recolocação não é no mesmo nível."

Cabe no orçamento?

Os especialistas alertam que a especialização exige um investimento financeiro e que os trabalhadores precisam avaliar se têm condições financeiras de suportar as mensalidades.

"Precisa saber se tem recurso e se ele não vai fazer falta no dia a dia. Se está ou não empregado. Tudo isso vai contar na sua sustentabilidade financeira", disse Domingos.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/educacao-financeira/noticia/grandes-decisoes-financeiras-e-hora-de-investir-em-uma-pos-graduacao.ghtml

Início da turma: 2º Semestre de 2018 - Campo Grande/MS

Carga Horária: 12 meses + 04 meses para a Elaboração do Artigo

Início da turma: Consulte

Carga Horária: 20 meses

Início da turma: Consulte

Carga Horária: 18 meses

Nós ligamos para você!
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
Avise-me sobre lançamentos de cursos